Enter your keyword

O projeto “Ler com poucas letras”

O projeto “Ler com poucas letras”

O projeto “Ler com poucas letras”

 

Desafiámos a nossa autora Ana Borda d’Água, a escrever um texto sobre o porquê e o para quê  do seu projeto “Ler com poucas letras”. 

Deixamos aqui o seu texto brilhante:

“Este livro foi escrito, não por uma, mas por duas boas
razões:

A primeira razão foi a necessidade. A
necessidade de um projeto pensado de raiz para facilitar o trabalho do
professor e cujo conteúdo permitisse aos alunos desenvolver um gosto pela
leitura e pela escrita. E que esse gosto alimentasse uma motivação crescente de
novas aprendizagens, divertidas e sem receios de errar.

A segunda razão, e não por isso menos
importante, foi a expectativa de uma recompensa especial. Eu acredito que a
minha experiência enquanto professora do primeiro ciclo me permitiu desenvolver
recursos próprios para ensinar a ler e a escrever, que acredito serem capazes
de ajudar muito os alunos e tornar a vida de todos mais fácil. Se for verdade,
vou sentir-me com isso muito grata – eis a recompensa!

A verdade é que os obstáculos por que passo no
dia-a-dia são semelhantes aos de todos os meus colegas que, tal como eu, se
deparam com a mesma dificuldade em gerir turmas demasiado grandes e programas demasiado
extensos, que não permitem a sistematização nem contemplam os ritmos de
aprendizagem de cada um.

O projeto Ler Com Poucas Letras não tem idade nem um
ano de escolaridade específico. É para todos os alunos que ainda não sabem ler
ou ainda não dominam a leitura e escrita com a fluência esperada para a sua
idade.

É um livro para se ter! Não é para fotocopiar! Não é
mais uma ficha para arquivar num dossiê fechado num armário escuro e triste. É
um livro para folhear, para escrever, para pintar e para desenhar. É um livro
para trabalhar em sala de aula, que permite ao professor ouvir ler cada um e
chegar a cada um com tempo. Por ser um livro de trabalho autónomo, enquanto o
aluno copia por cima, pinta uma ilustração ou aprende a desenhar, ou responde
às questões, o professor ganha tempo e é capaz de gerir a sua aula, dando a
cada um o tempo que cada um precisa.

Ler Com Poucas Letras é um livro para viajar na
mochila até casa para ser novamente folheado e lido ao jantar ou, já deitado
pronto para dormir, para ser relido uma vez e outra vez…  É um livro para fazer adormecer e sonhar a
saber que ler é tão bom.

 

Ana Borda D’ Água”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *